Biodanza

Biodanza é um método terapêutico e educacional criado pelo antropólogo, psicólogo e poeta chileno Rolando Toro. O principal objetivo da Biodanza é favorecer o processo de desenvolvimento humano. A facilitação acontece por meio de músicas e de exercícios específicos que dão origem a movimentos de dança. Estes movimentos conduzem a uma reflexão existencial, trazendo benefícios físicos e emocionais. O participante aprende a ter novas atitudes frente a sua vida, na relação consigo, com o outro e com o ambiente. Na abordagem da Biodanza, cada aluno é convidado a realizar o seu movimento expressivo próprio, a sua dança, mediante a consigna dos exercícios que os facilitadores apresentam. Portanto, o conhecimento será adquirido por meio de uma metodologia vivencial, ou seja, de acordo com as
percepções de cada participante ao realizar os exercícios. Por isso, pode-se afirmar que a abordagem metodológica da Biodanza é teórico-vivencial.

As aulas seguem uma metodologia de progressividade e autorregulação. Assim, conforme os alunos vão ganhando confiança, eles podem
usar um momento no início de cada aula para compartilhar suas sensações e sentimentos. Nesse mesmo momento, o facilitador também tem a oportunidade de apresentar os temas básicos da teoria da Biodanza, favorecendo a expressão do aluno e confirmando a Biodanza como um sistema eficaz de crescimento e evolução.

A Biodanza é um potente sistema de desenvolvimento pessoal que proporciona a integração corporal, psíquica e social.

Sua metodologia é inovadora, pois não propõe um processo a partir da mente ou do corpo, mas sim através da vivência, ou seja, do
resgate da interação total do ser humano com cada situação de seu cotidiano. Esta interação age em vários níveis desde o fisiológico ao movimento, passando pelo emocional e desenvolvendo a capacidade de interação interpessoal.

Quem que integra um grupo semanal de biodanza usufrui dos seguintes benefícios:

   
- Regulação do sono

- Regulação da alimentação

- Diminuição de sintomas de ansiedade

Diminuição de sintomas de depressão

- Desenvolvimento da criatividade na prática do cotidiano

- Aumento da capacidade relacional

- Maior sensibilidade para expressar emoções e sentimentos

- Reforço da autoestima

A Biodanza atua em cinco áreas complementares:

1 - Vitalidade
À medida que cada participante aumenta a percepção de si mesmo passa a estar mais atento as suas necessidades
biológicas. A Biodanza aumenta a capacidade perceptiva sobre os efeitos positivos e negativos de hábitos alimentares,
sono, exercícios físicos etc. Muitas vezes vamos perceber as conseqüências de nosso estilo de vida quando já estamos doentes. O praticante de Biodanza é capaz de perceber modificações mínimas em seu organismo e tende a buscar um estilo de vida mais saudável baseado em sua auto-regulação orgânica (biofeedback).

2 - Sexualidade

"A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso. É energia que motiva encontrar o amor, contato e
intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas.

A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada como direito humano básico. A saúde mental é a integração dos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais de maneira que influenciem positivamente a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor"(OMS).

Em Biodanza a sexualidade é vista como fator integral na vida humana. A sexualidade não se manifesta somente na hora da relação sexual. Quando enfocamos a questão da sexualidade em Biodanza, o que buscamos é resgatar a relação de energia com a vida, com cada momento do cotidiano.

3 - Criatividade
Todas as pessoas são criativas, mesmo que não saibam disso. A criatividade é uma potencialidade presente de forma única em cada ser humano. A Biodanza busca estimular a expressão singular do participante, valorizando o que cada um tem a manifestar, descobrindo o valor da contribuição de cada pessoa. A criatividade, em Biodanza, é estimulada em dois momentos: o da inspiração aquela conexão interior que faz com que cada um encontre dentro de si novas idéias, imagens, sons; e o segundo momento de expressão, de concretização do imaginado. A coragem de fazer, assumir e mostrar.

4 - Afetividade
A Biodanza é um sistema antes de tudo relacional. As vivências são sempre propostas dentro de um grupo de pessoas que aos poucos vai formando vínculos de amizade e solidariedade. Nossa cultura é muito individualista, o que traz para muitas pessoas dificuldades de se relacionar, sentimentos de solidão, conflitos, competição - essas situações são lugar comum nas relações humanas em muitos grupos familiares, de trabalho ou até mesmo de amigos. A Biodanza é uma pedagogia do encontro humano, porque estimula a capacidade de se relacionar expressando o que se sente e percebendo os sentimentos dos demais.

5 - Transcendência
Transcender é ir além, expandir os próprios limites. Em Biodanza aprendemos a ver nossas limitações como circunstanciais, resgatamos a capacidade de ter fé em nós mesmos e nas pessoas que amamos. Percebemos que temos a opção de colocar o foco de nossa atenção nas dificuldades ou na realização. Em Biodanza descobrimos vivencialmente que somos capazes de criar a realidade em que vivemos.


Saiba mais, entre em contato conosco: Annamaria Tessitura (21) 99406-7296  am.br@globo.com






VIDA É MOVIMENTO

Venha participar deste grupo de Biodanza!

As aulas acontecem às segundas-feiras, às 17:30 horas na Tijuca, próximo ao metro da Saens Pena. Entre em contato!

 (direcionado para adultos a partir de 18 anos)