CORPO + MENTE: para uma visão integral do SER

16/10/2014 10:00


CORPO + MENTE : Para uma visão integral do SER


por: Annamaria Bruno Riscarolli

Como herança do pensamento racionalista de Descartes, temos  a tese de que só a  mente e a razão são  fundamentais e confiáveis para a formação de um conhecimento. Nesse processo de desenvolvimento humano valoriza-se o pensamento mais racional, claro e objetivo. Assim, os estados emocionais e subjetivos, por serem mais facilmente manipulados e muitas vezes difíceis de serem controlados, não são fontes confiáveis para obtenção de conhecimento.

Com a afirmação "Penso, logo Existo", Descartes separa Mente/Razão de Corpo/Emoção. Desta forma, ao  longo de nossa história, fomos nos acostumando a pensar no corpo e mente como aspectos diferenciados do  ser humano. Portanto, médicos, fisioterapeutas, educadores corporais se dedicam ao estudo e cuidados relacionados ao corpo e cabe aos psiquiatras e psicólogos o cuidado da mente.

Isso, sem dúvida, acirra uma dificuldade em se procurar um processo terapêutico  de autoconhecimento, pois este carrega em si mesmo  precoceito e resistência. O reconhecimento da necessidade de ajuda profissional mais efetiva, ou do uso de medicação, para uma convivência saudável em alguns aspectos de vida, ainda é motivo de constrangimento.

Incluindo as contribuições de Descartes, que defendeu a tese de que a dúvida e a racionalização são importantes para se chegar ao conhecimento, quando falamos de corpo + mente entendemos que tudo está interligado e nada deve ser excluído.

Estamos vivendo um tempo em que nosso corpo reclama atenção. Será que percebemos isso? Nossos costumes estão sendo constantemente reciclados, renovados e avaliados. Neste cenário social, encontramos dois lados coexistindo: um altamente cosumista, descartável e capitalista; e o outro idealista, que dissemina critérios de sustentabilidade e esperança.


Como ficamos nós?! Como queremos ficar?! E como queremos SER?!

 

Afirmamos que está tudo interligado. Então, nossa postural corporal (física) tem correspondência na postural emocional (existencial). Assim, toda ação motora é também uma ação neuro-psico-motora e cada representação interna tem uma correspondência emocional , psíquica e fisiológica. Todo esse processo acontece de maneira simultânea e recíproca.

Portanto, a cada  ação nasce uma emoção e uma resposta corporal. É preciso estar disponível para essa percepção e a medida em que interagimos com outros seres, também somos afetados com informações a serem percebidas.

Essa ideia argumenta a verdadeira função de buscar um processo de autoconhecimento. Ele facilita a harmonização consigo, com o outro e com o todo e ainda facilita a sintonia com a nossa essência, que se reflete em todos os gestos, palavras, atitudes e
pensamentos.


A união que existe entre corpo e mente.

No corpo estão representados e impressos os pensamentos e crenças que o movem. Desta forma, pessoas conduzidas por padrões mentais negativos geralmente desenvolvem sentimentos nocivos, dores e até doenças.  A dor pode ser gerada por conflito, medo,
dúvida, ciúmes, inveja, luto ou até mágoa, mas sempre com repercussões no corpo (somatização). Dissimular e/ou negar emoções negativas é privar do  Corpo  +  Mente o direito de SENTIR.

Tão logo são descobertas as crenças que impedem um desenvolvimento saudável, começam-se as etapas para o fortalecimento emocional. São elas: a superação das carências e medos, fortalecimento do eu e a busca de uma nova filosofia de vida, mais positiva, alegre e confiante.


Libertando as emoções!


O corpo fala e sabe exatamente do que nossas mentes gostariam de se livrar.

Acessar esses arquivos é fundamental para um melhor viver físico, mental e emocional!

Encontre uma forma prazerosa de exercitar fisicamente o seu corpo, e não exaustivamente... Tem diferença!

Busque atividades que goste. Receba algum trabalho corporal de maneira regular: Reflexologia, Pilates, Ioga, Shiatsu, Biodanza. Existem atualmente uma infinidade de recursos disponíveis e profissionais capacitados para auxiliar nesta escolha.

Faça mais uso do abraço, do aperto de mãos, do olhar sincero... Encontre a sua maneira de SER MAIS FELIZ!


GRATIDÃO